A KTM finalmente confirmou a chegada da 890 Adventure para o mercado brasileiro. A big trail da marca austríaca foi lançcada globalmente no ano passado e chega aqui com preço definido em R$ 139.900.
+ Nova KTM RC 390 2022 chega com 44 cv, novas cores e design mais esportivo
+ Kawasaki apresenta a nova Versys 650 2022, veja o que mudou
+ A Hornet está de volta? Honda revive nome lendário como conceito surpresa na Eicma
A moto no Brasil teve que mudar seu nome para 890 R , a Fiat já detém os direitos do nome Adventure para uso em veículos no país. Por conta disso, a nova moto da KTM será comercializada por aqui como “890 R”. A nomenclatura não é totalmente alienígena à KTM, já que uma das versões da moto lá fora já é chamada de “890 Adventure R”.
A KTM 890 R utiliza o mesmo propulsor da esportiva sem carenagens 890 Duke, um bicilíndrico paralelo de 889 cm³com 106 cv de potência e 10,1 kgfm de torque. Na moto aventureira, o propulsor tem uma maior taxa de compressão, válvulas de maior diâmetro, comando de válvulas específico, pistões mais leves e virabrequim retrabalhado.
A transmissão de 6 marchas conta com quickshifter. Quadro e a balança traseira são os mesmos da antiga 790 Adventure europeia. Os freios têm disco duplo na dianteira de 320 mm de diâmetro e simples de 260 mm na traseira.
A suspensão é toda fornecida pela WP, com garfo invertido na dianteira e 240 mm de curso. As rodas são raiadas com pneus com câmara na Adventure R. Na dianteira, tem 21 polegadas de diâmetro, enquanto a traseira tem 18 polegadas.
Apesar de ter porte e motorização para brigar com motos como BMW F 850 GS e Triumph Tiger 900, motos que partem de menos de R$ 70 mil, o preço da 890 R acaba superando até mesmo o da BMW R 1250 GS Adventure 40 Years, moto maior e mais equipada que custa R$ 122.500 no Brasil.